MÉTODO: PLAY AND STAY
O método Francês de ensino do tênis de campo foi criado para facilitar o aprendizado do esporte. Hoje método utilizado pela CBT Confederação Brasileira de Tênis.
Materiais específicos para cada idade (raquete, bola, rede e quadra).
Aulas desenvolvidas especificamente para cada grupo, dando ênfase em “DIVERSÃO, DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DA CRIANÇA”.
Tênis fácil e divertido
Desenvolve técnica, tática, raciocínio.
Contribui para a formação social, cognitiva e afetiva da criança.
As aulas podem ser ministradas em quadra de tênis, quadra poliesportiva, pátios e outros espaços dentro da escola.·.
A ideia do projeto toma por base um conceito simples: facilitar o acesso ao esporte.
Para isso, o esporte “tênis” é trazido para dentro da escola, no período do contra turno, oportunizando momentos de aprendizado. Para que todos os alunos tenham acesso a este esporte que não faz parte de sua cultura de movimento, como no caso o “Tênis de Campo”. Com isso, o aluno retorna à escola após seu período regular de aulas.
Neste sentido, o Projeto se torna relevante por formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, como também, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, o projeto propõe atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores adequados à faixa etária proposta.
Objetivos Gerais:
Auxiliar no desenvolvimento intelectual dos alunos com idade entre 6 a 10 anos, integrando a cultura corporal, além do físico, motor e social.
Promover as capacidades cognitivas, afetivas e de interação sociocultural dos alunos.
Valorizar o esporte, no caso o tênis, como instrumento de saúde preventiva e a formação do indivíduo, ocupando o seu tempo ocioso.
Objetivos Específicos:
Ampliar o repertório conceitual por meio da prática do projeto, utilizando o processo interdisciplinar.
Enfocar a concentração, que com a prática do tênis tende a se tornar um hábito.
Propiciar o desenvolvimento integral
Realizar atividades que visam à noção de espaço, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade, o controle de emoções, agilidade e regras simples.
Avaliação e Resultados:
O Projeto “Tênis nas escolas” contribui para o desenvolvimento motor, emocional e social do aluno em cada faixa etária. Apesar de não ocorrer preocupação excessiva com a parte técnica, ela é necessária para introduzir um bom desempenho e o prazer de jogar.
A visão deste projeto é fundamentalmente interdisciplinar, buscando sempre a integração sala (professor regular) e prática (projeto), atuando no desenvolvimento dos temas trabalhados, ampliando assim o repertório conceitual e didático. O projeto integra várias partes tornando-se um todo.
Enfim, as múltiplas possibilidades de autoconhecimento que o jogo propicia, contribuem para tornar o aluno mais autoconfiante, consciente em seu potencial e de suas limitações.
A prática da atividade física e esportiva para a criança é de fundamental importância, uma vez que auxilia no desenvolvimento global, considerando os domínios motor, cognitivo e afetivo-social. As experiências lúdicas serão lembradas por toda vida, pelo prazer e pela alegria que proporcionaram ao corpo e ao espírito.
Projeto Tênis nas Escolas



